Secretário de Planejamento conduz novo Plano Diretor com apoio da Unicamp e Fait

O secretário de Planejamento de Capão Bonito, Eder Danilo Queiroz conduz o trabalho de atualização do Plano Diretor Municipal em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (Fait). A revisão começará no próximo mês de fevereiro, com um prazo de dez meses para a entrega.

A Unicamp, uma das melhores universidades do mundo, fará o apoio por meio de uma consultoria especializada da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Facamp). “Além da qualidade de ensino, a Unicamp se destaca pela colaboração com a sociedade. Será muito importante contar com uma instituição de renome para garantir a excelência na atualização do Plano. Por meio da parceria, nosso investimento será de R$ 40 mil e isso é muito significativo, tendo em vista que o preço médio de mercado para se contratar uma empresa para realizar esse serviço ficaria em torno de R$ 400 mil para uma cidade do porte de Capão Bonito”, ressaltou o secretário.

Segundo a Secretaria de Planejamento, para promover os trabalhos de levantamento de dados, leituras técnicas e comunitárias, fundamentais para conhecer quais são as características da sociedade de Capão Bonito, foi firmada uma parceria com o curso de Arquitetura da Fait, em que professores e alunos realizarão as importantes etapas no processo de revisão.

Os responsáveis pelo trabalho de campo serão os servidores municipais, engenheiro Rodrigo Bloes e arquiteta Suellen Costa, que também são professores da Fait, e as estudantes Tamara Mendes, Paola Juiz, Flávia Rossi, Giovanna Brollo e Daniele Santos. Eles trabalharão com índices de desenvolvimento humano, mortalidade infantil, emprego, mapeamento da cidade e pesquisas comunitárias diretamente com a população.

Por fim, o secretário Eder destacou a importância do novo Plano Diretor para Capão Bonito. “O Plano, elaborado em 2006, nunca passou por uma revisão completa e exige uma atualização para se adequar à realidade atual do município, por isso entendemos essa necessidade e não medimos esforços em buscarmos as parcerias. O trabalho será essencial para nortear as ações da municipalidade”, concluiu.