Prefeitura de Capão Bonito lança atualização do Plano Diretor municipal

A Prefeitura de Capão Bonito, por meio da Secretaria de Planejamento, lançou oficialmente a atualização do Plano Diretor do município nesta quinta-feira (04) na Câmara Municipal.

O evento marcou o início da atualização do plano, que durará cerca de 10 meses. O ato contou com as presenças do prefeito Marco Citadini, dos secretários municipais Eder Danilo, Marcelo Varela, Erivaldo Rodolfo (Nhã), Wagner dos Santos, Ana Fernanda, Noel Leme e Francisco Lino, presidente da Câmara Adinan Martins, vereadores Matheus Francatto, Nino Nunes, Mário Silva e Carlos Chaves, representantes da Fait, Sabesp, Suzano e Fatec, além de um grande público que lotou o Plenário.

Na cerimônia, o engenheiro da Prefeitura e um dos responsáveis pelos trabalhos de atualização do Plano Diretor, Rodrigo Brandini Bloes, explicou a importância da realização dessa revisão e da participação da população nos processos. “Desde que foi criado o Plano Diretor de Capão Bonito, em 2006, o município evoluiu muito e a realidade agora é outra, por isso é essencial atualizarmos. Contamos com a consultoria de uma das universidades mais renomadas da América Latina, a Unicamp e com o trabalho técnico de alunos da Fait. A população deve participar para ajudar a identificar e propor soluções para os problemas da cidade”, destacou.

O prefeito Marco Citadini também exaltou a relevância do novo Plano Diretor para Capão Bonito e agradeceu a presença da população no evento. “É louvável ver tantas pessoas neste evento tão importante. A atualização do Plano Diretor irá nortear as ações da administração nos próximos anos, visando atender às necessidades da população e promover o desenvolvimento do município. Parabenizo a todos da Secretaria de Planejamento pela iniciativa e agradeço aos parceiros, como os vereadores e as instituições”, concluiu.

Plano Diretor Municipal

O Plano Diretor Municipal é um instrumento básico municipal, previsto na Constituição de 1988 e definido no Estatuto das Cidades de 2001, que estabelece as diretrizes de desenvolvimento e expansão urbana.

O Plano é importante, pois a cidade possui setores que compõem a vida da sociedade, como Educação, Economia, Cultura, Esporte, entre outros, sendo que todos os setores estão relacionados de certa forma e em diferentes níveis com a ocupação do solo, com equipamentos de infraestrutura urbana, tais como saneamento básico e mobilidade.

O Plano Diretor Municipal tem a função de ordenar estas ações conduzindo para um objetivo principal, estratificado em diversos objetivos secundários, que são frutos da participação de diversos agentes que formam o espaço urbano. Ou seja, para desenvolver o Plano Diretor, é necessária a participação de todos os setores, inclusive da sociedade civil, fator que também é previsto em lei federal.

A importância do Plano Diretor Municipal está no fato de que irá nortear as ações da municipalidade, tendo em vista um objetivo em comum, pactuado por toda a sociedade.

De acordo com o secretário de Planejamento, Eder Danilo Queiroz, que comanda o processo, o investimento para a revisão do Plano Diretor Municipal junto à Unicamp será de R$ 40 mil, valor que só foi possível devido à participação dos técnicos da Prefeitura e da comunidade local para o desenvolvimento do projeto. “Isso é um ganho significativo para a sociedade capão-bonitense, tendo em vista que o preço médio de mercado para se contratar uma empresa para realizar esse serviço fica em torno de R$ 400 mil para uma cidade do porte de Capão Bonito”, finalizou.

Segundo a Secretaria de Planejamento, para promover os trabalhos de levantamento de dados, leituras técnicas e comunitárias, fundamentais para conhecer quais são as características da sociedade de Capão Bonito, foi firmada uma parceria com o curso de Arquitetura da Fait, em que professores e alunos realizarão as importantes etapas no processo de revisão.

Os responsáveis pelo trabalho de campo será o engenheiro Rodrigo Bloes e as estudantes de arquitetura da Fait, Tamara Mendes, Paola Juiz, Flávia Rossi, Giovanna Brollo e Daniele Santos. Eles trabalharão com índices de desenvolvimento humano, mortalidade infantil, emprego, mapeamento da cidade e pesquisas comunitárias diretamente com a população.

O cronograma completo de ações será divulgado na próxima semana.